top of page

Corretor de imóveis hoje: o salário vale a pena?

Foto do escritor: adicionesradicionesr

Atualizado: 5 de set. de 2023

Com toda a tecnologia e facilidades que temos, podemos localizar e até comprar um imóvel com um clique apenas. O que levanta diversas questões sobre ser corretor de imóveis, salário, oportunidades, vendas e muitas outras.


Entenda como João, que era um trabalhador com um emprego estável, porém sem muitas perspectivas de crescimento, lidou com essas situações.


João era um servidor público, concursado. No entanto, o cargo de prático de serviços não promete muitos ganhos. Ele ganhava pouco mais de um salário-mínimo e tinha uma família que contava com essa renda.


Quando abriu o celular e viu no G1 a notícia que o mercado sobe estimativas de inflação, podendo aumentar para mais de 5%. Isso o fez lembrar de que seu aumento anual foi de apenas 4%.


E agora, como lidar com um salário cada vez menor, enquanto que os preços das coisas continuam a aumentar?


A saída era buscar renda extra!!! Mas como fazer isso? Foi aí que João lembrou de seu amigo Carlos que havia faturado mais de 30 Mil Reais com uma única venda.


Como isso era possível? Alguém ganhar em um único dia o dinheiro que nosso herói levava um ano repleto de horas extras para levantar?


Um mercado de incertezas


corretor de imoveis salário incertezas

A mudança na vida de João começa quando ele vai até Carlos para saber o que ele andava fazendo. Como era possível os dois que estudaram na mesma escola, sem formação superior, ganharem rendas tão diferentes?


Carlos então contou que após não passar no concurso junto de João, precisava fazer algo para ganhar dinheiro, porém ninguém queria contratá-lo.


Após tantos nãos e portas fechadas na cara, Carlos decidiu procurar alternativas na internet. Foi quando, ao assistir a um vídeo no YouTube, conheceu sobre o mercado de vendas e a profissão corretor de imóveis.


Ele mal podia acreditar na ideia de ter para si parte do valor pago por uma casa, e até mesmo por uma mansão luxuosa.


Percebeu que o curso era rápido e que, em menos de um ano, poderia ter a carteirinha do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) de sua região.


Com o dinheiro que juntou dos bicos que fazia aos finais de semana, Carlos resolveu apostar nesse mercado.


A jogada de Carlos não podia ser melhor! Ele descobriu que apesar de não passar entre as vagas do concurso, tinha um talento excepcional para fazer amizades e criar vínculos com as pessoas. Coisa que João também tinha.


João ficou admirado ao ouvir a história. Só que novas dúvidas pairavam sobre a sua mente. Questões que Carlos não poderia responder: será que valia a pena trocar a segurança pelo risco? Afinal, corretor só ganha quando vende!


Também tinha que pensar na família, como sacar as poucas economias para apostar num mercado em que mal conhecia? Sendo que a renda mal dava para se sustentar, pagar as contas e desfrutar de algum lazer.


Sua esposa, no entanto, falou que o apoiaria "pro que der e vier." Mesmo assim, as dúvidas não foram embora completamente. No entanto, as palavras doces de sua companheira foram mais que o suficientes para que nosso herói criasse a coragem necessária para tentar algo novo.


Uma concorrência brutal


corretor de imoveis salário concorrência

Algumas semanas depois, João recebeu seu pagamento, conversou com sua família, pois teriam que conter gastos por algum tempo. Assim, matriculou-se num curso de corretagem online.


Após um mês de muito estudo e memorização da Lei 6530 de 1978, de noções de arquitetura, marketing imobiliário e outras matérias, além do estágio, nosso herói fez a prova presencial e passou sem muitas dificuldades.


Agora surgia mais uma dúvida, como entrar no mercado? Poderia exercer a profissão enquanto servidor público? As pessoas não começariam a sentir inveja?


João foi atrás da legislação e descobriu que por falta de lei específica, poderia exercer a profissão desde que esta não afetasse os seus trabalhos.


Mesmo assim, por segurança, após fechar um aluguel, decidiu afastar-se das funções públicas. Agora ele não teria mais a segurança de um salário, pouco porém garantido.


Também foi preciso lidar com o fato de já existirem empresas e muitos profissionais experientes no mercado. Mesmo com sua capacidade de se relacionar com o público, ainda havia uma barreira poderosa para atravessar.


Uma primeira impressão duvidosa


corretor de imoveis salário impressão

João era desconhecido no mercado, não tinha um bom nome, então como fechar as mesmas vendas que Carlos? Não poderia pedir mais nada ao seu amigo leal, já que este, além de assinar o estágio, ajudou a prospectar o aluguel.


Sem dinheiro sobrando, nosso herói recorreu aos cursos online. Viu diversos vídeos, mas nenhum específico para a sua realidade.


João lembrou-se de tantas outras pessoas que começaram em situação igual ou pior que a dele. Aí que a coragem bateu mais uma vez.


Em vez de criar altas expectativas para atingir de uma só vez, nada melhor do que ir aos poucos e com resultados mais consistentes.


Nosso protagonista então resolveu fazer parte de uma imobiliária. Trabalharia mais, receberia comissões menores, mas ganharia uma experiência e um nome no mercado de forma inigualável.


"Nem todos precisam começar trabalhando para alguém, mas numa vida em que a aprendizagem nunca termina, nada melhor do que contar com uma rede de apoio!" Pensou o nosso herói.


Dessa forma, os dias foram passando. Após plantões de final de semana e muitas visitas que resultavam em nãos ou promessas vazias de retorno por parte dos clientes, João finalmente fez a tão sonhada venda.


A comissão média, segundo o CRECI SP, é de 6%. No entanto, a imobiliária pagaria 25% desse valor a seus corretores. É um começo promissor, já que seu nome cresceria e logo poderia atuar sozinho, pensou João.


Um novo começo


corretor de imoveis salário começo

Com o passar dos meses, vendas foram aumentando. Agora que sua família estava em melhores condições, já que sua esposa foi promovida no trabalho também, João decidiu atuar menos na imobiliária.


Como não tinha vínculo empregatício decidiu, de forma ética, prospectar seus próprios clientes. Mandou fazer um cartão de visita e conseguiu apresentar duas casas em um mês, sem vendas. Era pouco, pensou.


Nesse momento o protagonista lembrou de tudo o que aprendeu até ali e de que faltava algo muito importante. Qual a maneira mais fácil e rápida de fazer propaganda atualmente? O marketing na internet.


Assim, decidiu criar perfis profissionais nas mídias sociais e vender seus imóveis. Isso aumentou as visitas, mas ainda não gerou muitas vendas. O que faltava?


Foi então que João começou a ler sites, blogs e a assistir vídeos online. Então, percebeu que as grandes empresas — que faturavam milhões — faziam de tudo, menos empurrar seus produtos goela abaixo de seus clientes.


"Eureca! O que as pessoas querem são conteúdos de valor que solucionem de vez os seus problemas", pensou João.


Um corretor de imóveis, salário começa a surgir


corretor de imoveis salário a surgir

A primeira sacada de nosso herói era a de que os estudos nunca acabariam. Já que haviam outros profissionais no mercado que também entregavam conteúdo de valor. E, o próprio conhecimento é um organismo vivo que muda conforme o tempo avança!


Sempre que tinha uma dúvida, João dava um Google e clicava em sites confiáveis para obter respostas mais concretas e abrangentes.


Com o tempo, seu nome ficou conhecido como sinônimo de autoridade no mercado de imóveis. Suas vendas começaram a aumentar, além de receber propostas de grandes empresas para atuar como gerente ou dar palestras para novos profissionais.


Quando contou essa história para Carlos, este ficou de boca aberta e disse:

_Eu, hoje não teria coragem para fazer o que você fez, mas o salário vale a pena!

Os dois amigos brindaram e riram muito naquele dia.


E você, quer dar boas risadas e


a ganhar dinheiro com algo que sabe e gosta de fazer? Então, faça como João e dê o seu primeiro passo. Quem sabe seu sucesso não começa hoje mesmo? Boa sorte e bons negócios!


O que achou dessa história baseada em diversas situações reais? Seu feedback é muito importante para nós! Então, deixe o seu comentário para que possamos trazer conteúdos ainda melhores para você!!!

Comentários


  • Instagram - Adicione SR
  • Facebook - Adicione SR
  • Instagram
  • Facebook
Contato

Dúvidas, sugestões ou parcerias? Deixe sua mensagem abaixo e siga nossas redes sociais!!!

Obrigado pelo envio!

Sobre

Estamos aqui para lhe inspirar a ter as melhores ideias para o seu desenvolvimento pessoal. Não é coach, mas sim ideias que se adaptam à sua evolução. Tudo de forma simples e bem humorada!

Lembramos também que todos os contúdos são produções independentes, sem apologias politicas, religiosas e nenhum outro grupo. Também não recebemos patrocínio para nos posicionarmos sob qualquer espectro de opinião. Mas estamos abertos ao programa de afiliados para vendas e também disponibilizamos a página para a exibição de anúncios com seus respectivos links de redirecionamento. Tudo dentro da ética e com respeito às pessoas que acessam nossos domínios.

Temos o intuito de dar dicas úteis que sejam relevantes para os conhecimentos do público. No entanto, não oferecemos nenhuma garantia de sucesso financeiro, ou cura para qualquer sintoma. Para isso, busque especialistas de confiança e consulte seu médico antes de consumir qualquer alimento, medicação ou praticar qualquer atividade fora de sua rotina diária.

Obrigado pelo seu apoio!!

A todas as pessoas que apoiam essa iniciativa de ajudar a tornarmos esse mundo cada vez mais interessante

e leve de viver. Muito obrigado pelo apoio à casa das ideias!

Segurança

Ambiente 100% Seguro

Sua informação é protegida pela criptografia SSL 256-bit.

bottom of page